domingo, 23 de maio de 2010

As empresas e a Sustentabilidade Social


Nunca se falou tanto em sustentabilidade e em meio ambiente como nos dias de hoje. É mesmo importante que as pessoas compreendam que a importância de conservar os recursos naturais e levar uma vida mais condizente com a capacidade de produção e renovação dos recursos planetários é nossa única chance de continuarmos ainda por um longo tempo aqui. Contudo, o que muitos esquecem que nada adianta um meio ambiente cuidado e vigiado, bem como empreendimentos voltados para a preservação ambiental e para a sustentabilidade, se não forem observadas a manutenção e o oferecimento das condições mais básicas de vida para as populações inseridas no contexto do meio ambiente.
A necessidade de ampliar-se a sustentabilidade ambiental ao alcance de todos deu surgimento ao termo sustentabilidade social. Sim, porque da mesma forma que é necessário preservar os recursos ambientais de uma determinada região, é necessário que as pessoas que nela vivem o façam de forma completa e satisfatória. Acreditamos que a educação em suas mais diversas formas e ambientes seja desenvolvida a favor da qualidade de vida de todos os seres vivos que dela dependem, inclusive nós seres humanos.
Sustentabilidade Social - Melhoria da qualidade de vida da população, equidade na distribuição de renda e de diminuição das diferenças sociais.
Um bom exemplo é a empresa Natura, líder no mercado de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal, assim como no setor de venda direta. No seu comportamento empresarial, busca criar valores para a sociedade como um todo, gerando resultados integrados nas dimensões econômica, social e ambiental.
Seus produtos são a maior expressão de sua essência. Para desenvolvê-los, são mobilizados redes sociais capazes de integrar conhecimento científico e sabedoria das comunidades tradicionais, promovendo, ao mesmo tempo, o uso sustentável da rica biodiversidade botânica brasileira. Na sua produção, não utilizam testes em animais e fazem observância estrita das mais rigorosas normas de segurança internacionais. O resultado são criações cosméticas de alta qualidade, que proporcionam prazer e bem-estar, com design inspirado nas formas da natureza.
Consideram as consultoras e os consultores os primeiros consumidores. É por meio deles que os produtos Natura chegam às mãos de seus clientes, com quem incentivam que estabeleçam relações de qualidade, baseadas no entendimento e no atendimento de suas necessidades. Para isso, faz parte da atividade da consultoria o conhecimento, a utilização e a vivência dos benefícios dos produtos Natura e de seus conceitos antes de oferecê-los a parentes, amigos, conhecidos.
Estimulam o desenvolvimento pessoal, material e profissional de suas consultoras e as encorajam a se tornarem agentes de transformação, contribuindo para a disseminação do conceito do bem estar bem e para a construção de uma sociedade mais prospera, mais justa e mais solidária. (www.natura.net) , acesso em 23 de maio de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário